terça-feira, 19 de julho de 2011

A Vida Precisa de Metas - Você Sabe Planejar?

Postagem da srta. Amarilze, Psicologia (CAT Matriz)

Planos muitas vezes não dão certo. Aliás, segundo a Lei de Murphy, se podem dar errado, dão mesmo. Apesar disso, planejar é uma das maiores demonstrações de bom senso que há.

Planejar não se confunde com desejar ou sonhar. Nesta categoria estão os devaneios, inclusive aqueles nem um pouco factíveis para a grande maioria, como imaginar-se Papa, Presidente da República, um poderoso empresário, ou um artista famoso – posições que muitos ambicionam e pouquíssimos conseguem.

Quando se navega no campo das divagações, principalmente na infância e adolescência, é comum considerar somente as vantagens e benesses da situação desejada: o poder, a glória, a pompa e a circunstância. Em geral, a cabeça nas nuvens não permite enxergar o outro lado: as preocupações, as pressões e os inimigos que alguém em posição de destaque pode atrair. Os melhores planos são os que contemplam os diversos aspectos da situação almejada, os bons e os ruins. Evitar grandes idealizações ou romantizações é um caminho para evitar frustrações. As biografias mais interessantes mostram que a vida em geral é composta de muitos altos e baixos.

Planejar é traçar metas factíveis no curto prazo – ainda que possam ser muito desafiadoras –, assim como os passos seguintes, mais distantes, para o médio e o longo prazos. Mas, acima de tudo, planejar significa definir não apenas o que se almeja ao término de cada etapa ou como projeção final de longo prazo, mas como alcançar cada patamar e em quais prazos.

A arte de planejar tem a ver ainda com o autoconhecimento. De nada adianta, por exemplo, desejar uma carreira artística de sucesso, se me faltar o básico, que é o talento.

Em resumo, o planejamento eficiente exige estabelecer objetivos e caminhos para se chegar lá. Exige também conhecer os recursos com os quais a pessoa  pode contar nesta trajetória, sejam os inatos ou os aprendidos.

Finalmente, e mais importante: planejar com maturidade significa estar minimamente preparado para que muita coisa dê errado – porque muitas vezes dá errado mesmo. O bom aviador é aquele que antevê a necessidade de corrigir a rota, ou de buscar trajetórias menos turbulentas. Ou, ainda, aquele que decide mudar o destino final. Até porque, no fundo, mesmo estando em busca de uma meta final, a melhor parte é a própria busca.

Como diz o poeta: “Caminhante, não há caminho; faz-se o caminho ao andar”.


Autora: Judith Brito

PROJETO CRIANÇA FELIZ

Postagem do sr. Felipe (CAT Guarulhos/SP)
Abaixo o prospecto de uma Palestra Motivacional de Integração Familia X Empresa, e o Programa de Desarmamento Infantil que ocorrerá no dia 20/07/2011, na filial CAT Guarulhos/SP.